Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

BRASIL

Lula recebe faixa de criança, indígena, mulher negra e pessoa com deficiência

Publicada em 02/01/2023 às 07:21h - 125 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Lula recebe faixa de criança, indígena, mulher negra e pessoa com deficiência

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto neste domingo, 1º, acompanhado por cidadãos que representam "a riqueza e a diversidade do povo brasileiro", como afirmou o cerimonial da posse. Além disso, também levou em uma coleira a cachorra Resistência, adotada por ele e pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, no período em que ele esteve preso em Curitiba.

Lula recebeu a faixa presidencial das mãos de uma mulher negra. Emocionado, Lula vestiu a faixa e acenou aos presentes na Praça dos Três Poderes, repleta de apoiadores. Ele foi ovacionado no salão Nobre do Planalto.

O presidente subiu a rampa acompanhado de representantes de diferentes grupos sociais, como o cacique Raoni, além de uma criança e uma pessoa portadora de deficiência física.

No rito de posse dos presidentes, o mandatário que assume o cargo recebe a faixa das mãos do antecessor. Entretanto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o País às vésperas da posse de Lula para não passar-lhe a faixa presidencial.

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

 

Foto: Ricardo Stuckert

Atualizada às 16h

Em seu primeiro discurso após ser empossado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que democracia venceu as eleições e defendeu o sistema eletrônico de votação. Lula disse ainda que assume o compromisso de "reconstruir" o País e resgatar milhões da pobreza e da fome.

"É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o País e fazer novamente um Brasil de todos e para todos", disse Lula, no primeiro discurso à Nação após ser empossado no Congresso Nacional como 39º presidente da República do Brasil.

Ele destacou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pelo Congresso para viabilizar o pagamento de R$ 600 no Bolsa Família, afirmando que "não seria justo e honesto pedir paciência para quem passa fome". "Diante do desastre orçamentário que recebemos, apresentei ao Congresso Nacional propostas que nos permitam apoiar a imensa camada da população que necessita do Estado para sobreviver. Agradeço à Câmara e ao Senado pela sensibilidade frente às urgências do povo brasileiro Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra."

Para Lula, nenhuma nação se ergueu "nem poderá" se erguer sobre a miséria de seu povo. "Este compromisso começa pela garantia de um Programa Bolsa Família renovado, mais forte e mais justo, para atender a quem mais necessita", disse.

Foto: Gerdan/Câmara dos Deputado

Democracia

No primeiro discurso à Nação após ser empossado no Congresso Nacional, Lula afirmou que a democracia foi a "grande vitoriosa" das eleições, superando uma "abjeta campanha de ódio"

"Nunca recursos do Estado foram tão desvirtuados em nome de um projeto autoritário", disse Lula, que pouco antes fez o juramento à Constituição e assinou o termo de posse entregue pelos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Além das autoridades presentes, Lula cumprimentou ainda a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), aplaudida no plenário da Câmara dos Deputados.

Segundo Lula, que elogiou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a democracia superou as "mais violentas ameaças à liberdade de voto". "Nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico. A decisão das urnas prevaleceu graças ao sistema eleitoral, foi fundamental a atitude corajosa do poder judiciário em especial do TSE, para fazer prevalecer a verdade das urnas sobre a violência de seus detratores", afirmou o presidente, para quem, "apesar de tudo", a decisão das urnas prevaleceu.

"Pela terceira vez compareço ao Congresso para agradecer ao povo o voto de confiança. Estamos aqui hoje graças à sede democrática que formamos nessa campanha", disse.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Críticas a Bolsonaro

"Quando fui eleito presidente pela 1ª vez, ao lado do José Alencar, iniciei o discurso de posse com a palavra mudança. A mudança que pretendíamos era simplesmente concretizar os preceitos constitucionais. O direito à vida digna, sem fome, com acesso ao emprego, saúde e educação", disse Lula.

O presidente citou realizações dos seus dois primeiros mandatos e afirmou que, diante do avanço da miséria e regressão da fome, é preciso repetir o discurso de 20 anos atrás. Sem citar nominalmente o agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula destacou que o governo adversário destruiu as políticas públicas do País e dilapidou as estatais e os bancos públicos, nos quais os recursos "foram raptados para saciar rentistas".

"O diagnóstico que recebemos do Gabinete de Transição é estarrecedor. Esvaziaram os recursos da Saúde. Desmontaram a Educação, a Cultura, Ciência e Tecnologia. Destruíram a proteção ao Meio Ambiente. Não deixaram recursos para a merenda escolar, a vacinação, a segurança pública", continuou Lula.

"Estamos revogando os criminosos decretos de ampliação do acesso a armas e munições, que tanta insegurança e tanto mal causaram às famílias brasileiras. O Brasil não quer mais armas; quer paz e segurança para seu povo".
Assim como fez após vencer as eleições, em 30 de outubro, Lula disse que enfrentou na campanha "a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu". Também disse que enfrentou "a mais objeta campanha de mentiras e ódio tramada para manipular e constranger o eleitorado brasileiro".

 

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo e Folhapress




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
SONS DA VANGUARDA.
PROG.PALAVRAS DE VIDA
PROG.BRASIL RACIONAL
BAZAR 13
POTI CAP
VICENTE SILVA
RAKIANA GOMES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre acidente com 38 mortos na BR-116 em MG
Cresol inaugura agência em Cianorte (PR)
Saiba quem são as vítimas que morreram em acidente ao voltar de formatura no ES
'Minas no Mundo': assista no Globoplay a história de ousadia e paixão de Tubal de Siqueira Silva à frente da TV Integração
Conheça a escola de Papai Noel que já formou mais de mil bons velhinhos
Recordes de temperatura no planeta intrigam cientistas
Ex-chefes de Estado e governo denunciam invasão armada à embaixada da Argentina em Caracas
No Amazonas, Papai Noel recebe ajuda de voluntários para chegar até crianças indígenas e ribeirinhas
VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição de sábado, 21 de dezembro de 2024
Peça sua Música

Pedir

Brenda

União

Melô de Ifigênia...

Helen

Teresina

Numa ilha - Marina Sena...

Maria de Lourdes

zundão dos binhas

uma alô para as mulheres mil...

edilson cabelo

lagoa alegre Piauí

José Roberto tem uma amor melhor que seu...

jaqueline

salvador

Roberto carlos esse cara sou eu...

Nandinha Melo

União

legião urbana- Faroeste Caboclo...

Estatísticas

Visitas: 1626100

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD