Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

GERAL

Justiça bloqueia acesso a mais de 124 mil hectares do "maior grileiro do Piauí"

JUSTIÇA,BLOQUEIA,BENS,MAIOR,GRILEIRO

Publicada em 22/07/16 às 08:24h - 298 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Justiça bloqueia acesso a mais de 124 mil hectares do
 (Foto: Rádio Educativa Vanguarda FM)

O Juiz de Direito Heliomar Rios Ferreira, da Vara Agrária, anulou a validade de matrículas de propriedades do empresário Euclides de Carli e de mais treze pessoas, em razão de diversas irregularidades detectadas em registros de imóveis. De acordo com estudos promovidos pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, De Carli é conhecido como o maior grileiro da região do sul do Maranhão e do Piauí. Ao todo, as terras adquiridas pelo empresário de forma irregular, de acordo com o levantamento executado pelo Ministério Público do Piauí, somam mais de 124 mil hectares. Assim, a instituição requereu, em caráter liminar, o bloqueio de quinze matrículas de imóveis registrados no Cartório de Santa Filomena, e de uma escritura no Cartório de Bertolínea. 

Para o Grupo Especial de Regularização Fundiária e Combate à Grilagem (GERCOG), do MPPI, os registros questionados através da ação referem-se a uma imensa grilagem de terras, talvez o maior caso no estado. No julgamento do mérito da ação, o MP espera que todos os registros irregulares sejam cancelados.

Os estudos promovidos pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos demonstraram que a grilagem está intimamente relacionada a diversos problemas socioeconômicos. As terras indevidamente apropriadas por grandes empresários são objeto de constante especulação financeira, inclusive através da associação com entidades internacionais interessadas no mercado de imóveis rurais do Brasil.

Esses empresários objetivam a acumulação financeira e a participação dos capitais estrangeiros; assim as terras agrícolas passam a ser tratadas como ativos financeiros, como se fossem ações, que produzem lucros se forem adquiridas a preços baixos e posteriormente vendidas por preços altos. Nesse contexto, Euclides de Carli, de acordo com diferentes fontes de informação, é um dos principais vendedores de terras para empresas controladas por capital estrangeiro.

O estudo aponta ainda que "o processo ilegal de grilagem de terras envolve violência de capangas e jagunços, que pode consistir em ameaças e assassinatos durante a expulsão das populações que resistem. Em certos casos os grileiros tentam comprar as áreas de pequenos produtores a preços mínimos e quando não conseguem utilizam a força. O processo de grilagem se concretiza com o cercamento da fazenda e com a implantação de segurança privada para vigiar a área grilada, a fim de garantir sua manutenção". 

A apuração conduzida pelo GERCOG demonstrou que João Emídio de Souza Marques, conhecido como "João Orelhinha", já falecido, utilizou-se de procurações públicas falsificadas para adquirir três propriedades localizadas no município de Santa Filomena, em 1996. Essas terras foram posteriormente adquiridas por Euclides de Carli. Já Manoel Carmona de Araújo Rocha também transmitiu uma propriedade a De Carli, no mesmo município. Carmona teria comprado essas terras de João Pereira da Silva, em 1980. Contudo, o dono original havia falecido em 1973, ou seja, sete anos antes da transação, o que claramente indica uma fraude. De acordo com o GERCOG, os procedimentos irregulares foram executados com a conivência dos cartórios de Gilbués, Bertolínea e Santa Filomena.A ação demonstra ainda que Euclides de Carli adquiriu imóveis que não foram perfeitamente indicados, em flagrante desrespeito à Lei de Registros Públicos. Nos intrumentos de registro, não consta a localização precisa das propriedades ou a indicação de suas características e confrontações. Outras terras teriam sido adquiridas, ainda, sem que existisse qualquer registro anterior quanto à sua existência. De acordo com a legislação aplicável, os registros devem ser perfeitamente encadeados, de forma que não haja vazios ou interrupções na corrente registrária; esse dispositivo foi inserido justamente para fortalecer o combate a fraudes nos registros de imóveis.

Entre as diversas irregularidades detectadas, também figuram casos de retificação imprópria das áreas adquiridas por Euclides de Carli. A Fazenda Livramento, ao que tudo indica, partiu de zero hectares para mais de 7 mil hectares. Outra propriedade, com 20 mil hectares, teria sido adquirida por João Emídio de Souza Marques através de uma ação de usucapião. Contudo, não foram encontradas informações sobre as partes envolvidas e o número do processo. Essa área também foi posteriormente vendida para Euclides de Carli.

 


Fonte:cidadeverde.com/noticias




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
SONS DA VANGUARDA.
PROG.PALAVRAS DE VIDA
PROG.BRASIL RACIONAL
BAZAR 13
POTI CAP
VICENTE SILVA
RAKIANA GOMES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Pescador é resgatado ferido e com hipotermia após barco ficar à deriva durante vendaval em SC; VÍDEO
Reféns de assalto são resgatados após criminosos trocarem tiros com policiais durante perseguição e fugirem
Mãe tenta matar a filha jogando um jarro de planta na cabeça dela em Cariacica, ES
Passageiro boliviano é preso com mais de 100 cápsulas de cocaína em ônibus, em Regente Feijó
Homem encontrado morto dentro de universidade no RS não foi assassinado, conclui polícia; morte aconteceu após queda de muro
VÍDEOS: Bom Dia Rio de quinta, 21 de novembro de 2024
Suspeito de integrar facção criminosa morre baleado por policiais durante operação em Sorocaba
Assembleia do RN define datas para votação da Lei Orçamentária de 2025 e do projeto de aumento do ICMS; confira
Ex-bailarina e mais de 1 milhão de seguidores: veja quem é a influenciadora presa em SP
Peça sua Música

Pedir

jaqueline

salvador

Roberto carlos esse cara sou eu...

Nandinha Melo

União

legião urbana- Faroeste Caboclo...

Love metal

ipatinga

Love metal...

Raimundo Freitas

união Piauí

Bruna Carla ...

Kairo Cronemberger monte

Teresina PI

Falar com Aldo ...

Rick

União

Melo de alma gêmea ...

Estatísticas

Visitas: 1622659

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD