Há uma semana sem luz, cerca de 200 moradores da Vila Poti, na zona Sudeste de Teresina, fizeram um protesto na noite de ontem (06) exigindo que a Eletrobras resolva de uma vez por todas o problema do fornecimento de energia na região, que teria sido interrompido depois que o transformador de um poste queimou devido à sobrecarga. A falta de energia tem incomodado bastante os moradores, sobretudo neste período de B-R-O-Bró, em que a sensação térmica cega fácil aos 40 graus em certas horas do dia.
Sem condições de ficar dentro de casa por conta do calor, os moradores estão dormindo na casa de parentes e amigos, em outros bairros, ou mesmo nos quintais e calçadas das residências. A informação é do presidente da Associação de Moradores da Vila Poti, Kléber Nascimento. Ele relata que mobilizou os moradores por meio de um grupo de Whatsapp, com o objetivo de chamar a atenção da Eletrobras. Ontem, o grupo se reuniu na entrada do bairro e cercou o veículo da companhia. A intenção era liberar sua saída somente depois que o problema fosse resolvido.
No entanto, conforme relata Kléber, os funcionários da Eletrobras alegaram que não tinham naquele veículo os equipamentos necessários para trocar os transformadores. Os próprios técnicos acionaram outro carro da companhia, que só chegou ao local cerca de quatro horas depois. "O primeiro carro apareceu era uma 19h30min e o outro só veio chegar já era quase 23 horas. Pensaram que a gente ia desistir, mas nós já temos passado as noites acordados mesmo por causa do calor, que ninguém nem se preocupou em dormir", é o que diz o presidente da Associação de Moradores.
Apesar do carro adequado para fazer o reparo ter ido até a Vila Poti depois, o problema ainda não foi resolvido como os moradores esperavam. Kléber conta: "Eles disseram que o transformador que precisava ser trocado, que tinham a peça nova dentro do carro, mas que não podia mudar, porque a Eletrobras não tinha sido informada que a troca ia ser feita, e ela precisa saber para poder autorizar. Disseram para a gente que precisava de um requerimento, e olha que faz uma semana que a gente liga avisando".
Diante do impasse e da exigência de medidas por parte dos moradores, os técnicos da Eletrobras, subiram ao poste e fizeram, nas palavras de Kléber "uma ligação que iria segurar a energia no bairro por enquanto, mas não deram garantia nenhuma, e nem trocaram o transformado". No momento, os moradores da Vila Poti estão com fornecimento de energia, mas não sabem dizer até quando isso vai durar.
Prejuízos
Com o fornecimento irregular, os comerciantes da Vila Poti somam prejuízos desde a semana passada. Sorveterias estão deixando de abrir porque o produto que oferecem já derreteu todo com o calor, açougues também estão começando a fechar as portas, porque não há como ligar os freezers para manter as carnes conservadas.
"A situação aqui está ficando insustentável. Tem gente que já teve foi geladeira e televisão queimados por causa dessa oscilação da luz. E a conta chega todo mês. Pagar a gente pode, mas receber o serviço, aí já é outra história", finaliza o presidente da Associação dos Moradores da Vila Poti.
O outro lado
O PortalODia.com entrou em contato com a assessoria da Eletrobras Piauí para comentar o caso. A assessoria informou que vai colher as informações sobre e a reportagem aguarda o retorno.
Visitas: 1624745
Usuários Online: 1