Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

GERAL

Sete candidatas das 10 com melhores notas estão na lista dos presos por fraude

FRAUDE,CONCURSO,BOMBEIROS

Publicada em 18/11/16 às 06:21h - 236 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Sete candidatas das 10 com melhores notas estão na lista dos presos por fraude
Na lista divulgada pela Polícia Civil do Piauí com os presos da Operação Vigiles sete candidatas do sexo feminino - das 10 aprovadas - estão na relação de suspeitas de se beneficiarem com a fraude. Nesta quinta-feira (17), a polícia prendeu 27 pessoas suspeita de fraude no concurso do Corpo de Bombeiros realizado em 2014. 

Apenas 10 candidatas foram aprovadas no concurso. Estão na lista da Polícia Civil os nomes de Jardeany Kossya Pereira da Luz, aprovada com 74 pontos, Andrea Gomes Oliveira (75 pontos), Christina Cardoso Mangueira (73 pontos), Valéria Vanessa Cabral Soares (74 pontos), Maria José de Oliveira Rodrigues ( 76 pontos), segunda colocada no concurso entre as mulheres, Evelyn Mariane Oliveira Ferreira (75 pontos) e Janayna Pessoa dos Santos (73 anos). 

Os nomes dos presos suspeitos de participação na fraude do concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí foram apresentados em coletiva à imprensa na Secretaria de Segurança Pública, no início da manhã desta quinta-feira (17). De acordo com a Polícia Civil, entre os líderes da organização criminosa estão o advogado Evilásio Rodrigues de Oliveira Corte, que permanece preso, além do professor da rede pública estadual Cristian Alcântara Santigo e o agente da Strans Josué Modesto Brito, que estão foragidos. 

Foram presos Maria Isabel, Alana Rayane, Jardeany Kossya, Miguel José, Rayssa Kelly, Cléssio Fernandes, Andrea Gomes, Helano Magalhães, Christina Cardoso, João Gabriel, Aluisio Amorim, Ângelo José, Juniel Gomes, Antônio Marcos, Anderson José, Neyrisdenis Oliveira, Dinael Monteiro, Alexandre Augusto, Manunery Pacheco, Hermeson José, Wagner Brandão, Emerson Araújo, Gessyel Antônio, Valéria Vanessa, Jardel Pessoa, Evilásio Rodrigues (o advogado) e Maria José. 

Os foragidos foram identificados como  Cristian Alcântara Santigo (professor),  Josué Modesto Brito (agente da Strans), Gabriel Alves, Evelyn Oliveira, Jackeline Alves Brandão, Italo César, Bruno Carvalho, Francisco Lailson e Janayra Pessoa. 

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, explica que o grupo criminoso era bem articulado e contava, inclusive, com a participação de fiscais do certame. Maria Isabel e Alana Rayane, que são mãe e filha, trabalharam como fiscais durante o certame e eram responsáveis por fotografar a prova e vazar a prova para os demais membros da organização criminosa. 

"As fiscais tinham acesso as provas, minutos antes, tiravam fotos e repassavam para alguns candidatos ou mesmo para os chefes da quadrilha, que faziam a distribuição. Com essa operação, nosso objetivo é fazer com que as pessoas que realmente estudam, tenham a oportunidade de fazer e passar no concurso, de forma limpa, por merecimento", disse Fábio Abreu. 

O vazamento das provas se dava por meio das fiscais. Já o gabarito era repassado por outros integrantes da quadrilha por meio de mensagens via celular. O professor era uma das pessoas responsáveis por responder as provas, bem como universitários. 

O coordenador da operação Vigiles, delegado Kleidson Ferreira, explica que o grupo atuava de várias formas. Questionado como os candidatos teriam acesso a celulares, o delegado explica que os detectores de metal nem sempre eram suficientes para captar os sinais dos aparelhos. "O grupo criminoso se utilizou de recursos que impedem a captação do sinal", resumiu.

O delegado acrescenta que a maioria dos envolvidos são amigos ou têm amigos em comuns. "Eles criavam uma rede. É uma quadrilha do Piauí que atuava em outros concursos e também em vestibulares", reitera. 

 

Preço da fraude

O delegado Kleidson Ferreira ressalta que a Polícia Civil ainda está levantando quanto cada candidato pagaria pela aprovação, mas a média é de 10 vezes o valor do salário. De acordo com o edital do concurso (01/2014), a remuneração inicial para o cargo de soldado era de R$ 2.047,63 e para oficial R$ 3.897,04. 

"Pela prática que é costume da quadrilha, o valor acertado era de 10 vezes o valor do salário do cargo pretendido. Esse valor seria pago após a nomeação. As investigações continuam", finaliza. 

 


Fonte:cidadeverde.com/noticias




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
SONS DA VANGUARDA.
PROG.PALAVRAS DE VIDA
PROG.BRASIL RACIONAL
BAZAR 13
POTI CAP
VICENTE SILVA
RAKIANA GOMES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
O plano para matar Lula, Alckmin e Moraes; Bolsonaro indiciado, e a saúde mental da população negra: todos os episódios da semana de O Assunto
Escravizadas no OnlyFans: mulheres relatam ser forçadas a gravar vídeos de sexo para a internet
Incomodado com os 'pneuzinhos'? Veja mitos e verdades sobre a gordura abdominal e como combatê-la
Rússia tem o mais vasto arsenal de mísseis do mundo, com capacidade para chegar à Europa e aos EUA; veja principais
De Alice à Gonzaga de Sá: entenda o que os livros da 2ª fase da Unicamp têm em comum e como se preparar para interpretá-los
'Pensei que alguém tinha passado mal no banheiro', diz passageira que estava em ônibus incendiado por homem
Não foi só a Jaguar: veja o antes e depois dos logotipos das montadoras
Vendedora morre à espera de UTI em Goiânia, denuncia família
'Crianças não são soldados, escola não é quartel', diz doutor em educação sobre PMs cantando frases de ódio com alunos
Peça sua Música

Pedir

jaqueline

salvador

Roberto carlos esse cara sou eu...

Nandinha Melo

União

legião urbana- Faroeste Caboclo...

Love metal

ipatinga

Love metal...

Raimundo Freitas

união Piauí

Bruna Carla ...

Kairo Cronemberger monte

Teresina PI

Falar com Aldo ...

Rick

União

Melo de alma gêmea ...

Estatísticas

Visitas: 1624543

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2024 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD