Levantamento do Sindicato dos Bancários do Piauí revela que, até esta sexta-feira (25), o Piauí registrou ataques à instituições bancárias em todas semanas do mês de novembro. Ao todo, sete ocorrências desta natureza foram registradas.
Dentro dessa estatística está a explosão do terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, localizado na Universidade Federal do Piauí, na zona Leste de Teresina. Este assalto aconteceu às 5h da manhã do dia 1º de Novembro.
Após quatro dias desta ocorrência, mais uma explosão. Desta vez, um caixa eletrônico do banco Bradesco, instalado em um estabelecimento comercial da cidade de Boqueirão do Piauí, foi alvo da ação de bandidos.
Já no dia 8 de novembro, bandidos explodiram terminais eletrônicos do Posto de Atendimento Avançado do Bradesco da cidade de Monsenhor Hipólito. Nesta ação, segundo o Sindicato dos Bancários, a explosão foi tão forte que provocou o desabamento de parte do teto do posto.
Um dia depois a onda de assaltos continuou e, pelo menos quatro assaltantes, invadiram a agência do Banco do Brasil de Altos durante a madrugada. Eles arrombaram caixas eletrônicos e fugiram rumo às cidades de Beneditinos e Teresina.
O Banco do Brasil foi novamente alvo da ação de bandidos no dia 18 de novembro. Homens fortemente armados estouraram caixas eletrônicos e arrombaram o cofre da agência do BB de Castelo do Piauí. Os bandidos ainda trocaram tiros com a polícia.
As últimas ocorrências envolvendo instituições bancárias no Piauí aconteceram em Teresina e duas ocorreram em menos de uma semana.
Arrombamento em terminal instalado dentro de escola. Foto: Wilson Filho
A primeira foi na segunda-feira (21). Bandidos estouraram um terminal eletrônico instalado em uma escola localizada no Centro da Teresina, por volta de 5h da manhã. Na ação, o assaltantes quebraram a porta de vidro da escola e as atividades da escola foram alteradas em decorrência do assalto.
Já ontem (25) a Caixa Econômica localizada na Avenida Presidente Kenedy, na zona Leste, foi arrombada por criminosos. Segundo a Polícia Militar, os bandidos 'minaram' a avenida com taxões, uma espécie de prego, usados para dificultar a perseguição policial.
A média de arrombamentos de caixas eletrônicos em Teresina cresce desde os meses de setembro e outubro, quando em quatro semanas consecutivas, 5 terminais de autoatendimento foram explodidos.
Bancários cobram segurança
Diante das estatísticas, o Sindicato dos Bancários do Piauí reivindica segurança mais efetiva para empregados e clientes das instituições bancárias. A entidade cobra implementação da Lei de Segurança Bancária (Lei 6168 de 2012), que estabelece vários dispositivos de segurança, entre os quais, o monitoramento eletrônico 24 horas pela polícia militar.
"Se for criado um aparato maior de segurança os assaltos acontecerão com menos frequência. Os bancos precisam avançar, juntamente com o Estado, num projeto mais integral de segurança para ver diminui essa onda de arrombamentos que está acontecendo, sobretudo em Teresina", pondera o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatea Passos.
A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com a secretaria estadual de Segurança Pública para saber de ações de combate aos ataques às instituições bancárias
Fonte:cidadeverde.com/noticias
Visitas: 1623332
Usuários Online: 1