Mesmo com a contratação de 273 novosprofissionais leituristas, a Eletrobras Piauí encontra dificuldades para ter acesso aos medidores de energia elétrica.
Levantamentos da gerência de Cadastro e Leitura de Medidores da Eletrobras Distribuição Piauí apontam que, apenas em setembro de 2016, mais de 50 mil leituras foram efetuadas pela média de consumo em imóveis que se encontravam fechados, ou com medidor instalado internamente.
Segundo o gerente de Cadastro e Leituras Adaildo Andrade, o livre acesso à medição é importante para que os leituristas possam efetuar a leitura de forma correta e inspecionar o medidor, garantindo segurança aos clientes. "Toda vez que o leiturista não consegue efetuar a leitura por algum impedimento, a cobrança é feita pela média dos últimos doze meses", explicou.
Adaildo recomenda que o consumidor instale o medidor de energia na parte externa da residência para facilitar o trabalho dos profissionais. "Externalizar o medidor é também uma questão de segurança do cliente. Com esse procedimento ele evita a entrada de pessoas estranhas na residência", orientou.
Para imóveis que não estão sendo utilizados, a Eletrobras recomenda que o proprietário da unidade consumidora ou o titular da fatura solicite o desligamento para que a leitura não seja feita. "É necessário apresentar a leitura atual do medidor para que seja gerada uma fatura de encerramento", finalizou o gerente.