Uma mulher de aproximadamente 40 anos foi internada em estado grave num leito da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (HUT) depois de ter se engasgado com caroços de milho.
Segundo a assessoria do hospital, a mulher, ao se engasgar, broncoaspirou os caroços de milho, que, portanto, foram parar nos brônquios.
Para remover os corpos estranhos, a equipe médica que acompanha a paciente realizou uma broncoscopia, mas o quadro não melhorou após a cirurgia. "Quando o caroço de milho obstruiu o sistema respiratório, a secreção do pulmão ficou presa, o que provocou a pneumonia.
Por conta da presença das partículas nos brônquios, a mulher foi acometida por uma pneumonia e também apresentou um quadro de insuficiência respiratória, sendo necessário que ela fosse entubada e internada na UTI.
Crianças e idosos são vítimas mais frequentes de engasgamentos
O diretor do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, afirma que os casos de engasgamento são mais comuns do que se imagina, e ocorrem sobretudo em crianças e idosos. Em 2016, duas crianças com menos de um ano morreram no HUT por conta de engasgos. "As crianças, por serem mais frágeis, ficam mais suscetíveis a morrer em função de engasgos. Às vezes elas morrem antes mesmo de conseguirmos retirar o corpo estranho", afirma.
Segundo o diretor, de uma a três pessoas são internadas no HUT diariamente, em média, com este problema.
Comer patas de caranguejo aumenta risco
Dr. Gilberto Albuquerque explica que uma das principais causas de engasgamento é o hábito de comer falando. Além disso, a prática de "chupar" o alimento também aumenta o risco de engasgos. Por conta disso, as famosas patinhas de caranguejo representam uma grande ameaça.
Visitas: 1622196
Usuários Online: 1