Nesta segunda-feira (30/01) trabalhadores que cuidam da limpeza pública de Parnaíba, foram flagrados sem Equipamentos de
Como se o
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu art. 166, afirma que a empresa deve fornecer
Para empregados que trabalham com limpeza, como é o caso dos da foto, o comum é que os mesmos utilizem:
Botas de Borracha: Indicadas para a lavagem ou utilização em terreno lamacento ou pedregoso.
Avental de
Luvas de Proteção: Essenciais para o manuseio de coisas ásperas, lixos e, principalmente, de produtos químicos. Nesses casos também é indicado o uso de uma máscara respiratória e óculos de proteção.
Óculos de Proteção: Indicado para trabalhos de jardinagem, ou qualquer outro tipo de tarefa que possa expelir resíduos e atingir os olhos.
Cintas e Correias de Segurança: Adequado para a utilização de escadas na limpeza ou retirada de resíduos de locais altos.
Na imagem, o máximo que se verifica é a utilização das botas, mas nenhum deles está de luvas ou mesmo qualquer outro equipamento que aparente apresentar segurança na atual situação em que se encontram (Na pá de um trator carregado de entulho).
O transporte irregular do trabalhador é evidente na imagem, e qualquer acidente ou falha na máquina que está carregando os trabalhadores, pode ser fatal e resultar em indenizações que ultrapassam facilmente R$ 1 milhão.
A administração pública é a responsável pela segurança e proteção de seus trabalhadores, qualquer irregularidade ou acidente por falta de EPI, ou EPI's em péssimo estado de conservação, é de responsabilidade do poder público, ou neste caso, do município de Parnaíba.
Fonte:180graus.com/geral
Visitas: 1625024
Usuários Online: 1