Atualizada às 17h07
Uma ambulância do Corpo de Bombeiros saiu por volta das 16h45 da Casa de Custódia, possivelmente com presos feridos. A rebelião já dura 5horas.
Policiais do Rone, Bope e Tropa de Choque permanecem dentro do presídio. Familiares batem no portão, tentam invadir a grade e uma mulher de preso chegou a jogar um rojão de foguete. A todo momento se escuta barulhos de tiros e cheiro de gás lacrimogêneo. Até agora, a direção não informou quantos presos foram feridos durante a rebelião.
Atualizada às 16h
A rebelião na Casa de Custódia, maior presídio do Piauí, continua tensa e 100% dos pavilhões estão em motim. A informação foi confirmada pelo diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciário do Piauí, Clayton Holanda.
Segundo ele, os presos atearam fogo nas entradas dos nove pavilhões usando tecidos e balde de plástico para impedir a entrada da Polícia.
O Bope, Rone e tropa de Choque já estão dentro do presídio, no entanto aguardam momento certo para tentar conter a rebelião. A Custódia abriga 970 presos, quando a capacidade é para 330.
Por volta das 16h, houve um acirramento de ânimos entre os familiares dos presos e a Polícia. Ao chegar mais um carro da tropa de Choque, os familiares tentaram impedir a entrada na Casa de Custódia e foi contida com empurrões.
Segundo familiares, existe um preso ferido com bala na cela 14.
O defensor público, Juliano de Oliveira Leonel e representantes da OAB são impedidos de entrar na Custódia.
Atualização às 14hGrupos de pelo menos dois pavilhões da Casa de Custódia iniciaram um motim na manhã desta segunda-feira. Eles teriam ateado fogo em colchões e quebrado algumas das celas que já estavam em reforma devido a última rebelião ocorrida no fim do ano passado. Familiares dos detentos se reúnem aflitos do lado de fora do presídio enquanto escutam barulho de tiros e veem a chegada de reforços policiais ao espaço.
O motim teria começado devido uma represália dos detentos à administração do presídio, que teria vetado as visitas aos familiares por conta de uma tentativa de assassinato ocorrida no Pavilhão H no último domingo. Com a rebelião, pelo menos seis detentos foram transferidos para a o presídio de Altos, mas a tensão ainda segue no local.
Equipes da Polícia Militar e do Bope foram acionadas e estão tentando controlar os ânimos dos detentos. A Tropa de Choque e o Rone também invadiram o local.
Na tentativa de homicídio ocorrida no domingo, um dos detentos da cela 2 do Pavilhão H foi ferido com golpes de barra de ferro retiradas da estrutura da unidade. Ele recebeu atendimento médico e foi encaminhado para um hospital.
Aguarde mais informações.
Diego Iglesias e Lucas Marreiros
Redacao@cidadeverde.com
Visitas: 1622448
Usuários Online: 1