A sensação de insegurança para quem anda pelas ruas em Teresina não é só pelos relatos de amigos vítimas de assalto ou pelas assombrosas histórias que as pessoas veem nos jornais. Teresina está ficando cada vez mais perigosa e quem atesta isso é a própria Secretaria de Segurança, que divulgou um relatório das ocorrências de janeiro a maio deste ano em um comparativo com 2015. Com exceção dos crimes violentos letais intencionais, todos os tipos de ocorrências apresentaram um aumento. As de roubo, por exemplo, subiram de 7462 para 8239 casos no mesmo período dos dois anos.
Os números do Relatório Preliminar de Indicadores de Criminalidade [janeiro a maio] foram divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí e foram desenvolvidos pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal a partir de dados do Sistema de Monitoramento de Crimes Violentos Letais Intencionais, um sistema multifonte que agrega dados dos registros do IML, Boletins de Ocorrência e dos procedimentos policiais da Polícia Civil. É a partir desse relatório que é desenvolvido o planejamento e as estratégias de segurança.
De acordo com o relatório, as ocorrências de roubo - sem somar os casos de roubo de veículos e latrocínio- tiveram um aumento todos os meses em comparação ao ano de 2015. No total, já foram contabilizados 8239 somente este ano, enquanto o mesmo período do ano passado contabilizou 7462, um aumento de 9%.
Outro dado assustador é com relação aos crimes de roubo de veículo na capital. Os meses de janeiro e fevereiro deste ano apresentaram uma redução de 510 casos em 2015 para 451 neste ano. Entretanto, nos meses seguintes os índices aumentaram e, somados os cinco meses apresentam 1071 casos em 2016, enquanto no ano passado foram 1015.
Os crimes violentos letais intencionais em Teresina também tiveram um aumento nos últimos cinco meses. Em 2015 foram 148, enquanto em 2016 somaram-se 156. O mês de maio apresentou uma redução de 23,68%, com 29 vítimas este ano contra 38 registros no mesmo período do ano de 2015. Os CVLI's incluem homicídios dolosos, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, feminicídios e estupro seguido de morte.
O relatório indica ainda que, no interior, os índices dos crimes violentos letais intencionais também tiveram um aumento. Segundo os dados, foram contabilizados 145 casos fora da capital em 2016, enquanto em 2015 foram 120 nos cinco primeiros meses do ano.
Em um somatório em todo o Piauí, os crimes violentos letais intencionais somam 301 neste ano, enquanto no mesmo período de 2015 contabilizavam 268 casos.
Fonte:cidadeverde.com/noticias
Diego Iglesias
Redacao@cidadeverde.com
Visitas: 1621608
Usuários Online: 1