Um mês após acidente com micro-ônibus que deixou pelo menos 14 pessoas feridas, os veículos continuam andando lotados e sem serem fiscalizados.
A reportagem do Clique União constatou que veículos com 17 lugares chegam a levar 37 pessoas, sendo 20 em pé.
Além da superlotação, em três veículos observados, os motoristas só colocam o cinto quando se aproxima da barreira policial e viajam acima da velocidade permitida, que é 80km. Em duas viagens tinha passageiros sentados "no motor" do veículo conversando com o motorista.
Questionado sobre um veículo ter 17 pessoas em pé, um dos agentes da Policia Rodoviária Estadual, de plantão na barreira policial da PI 112, disse ao Clique União é normal e legal, ainda esnoubou o numero de passageiros: "17 ?! Tá é pouco. Alguns passam é com 30", brincou o agente, que disse ainda que não cabe a PRE fiscalizar o transporte de passageiros e se o condutor do veiculo estiver usando cinto é o que basta. Segundo ele a responsabilidade é da SETRANS e uma Lei Estadual permite que os veículos que fazem linha na grande Teresina transportem carga excessiva.
Sobre a lei que que o agente citou que permite superlotação o Clique União não encontrou a permissão citada pelo agente. Seria a Lei 5.674 de 01 de Agosto de 2007.
A Secretaria Estadual de Transportes, SETRANS, enviou nota dizendo que "A fiscalização é feita por escala de plantão de agentes da SETRANS em acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviária, BPRE". Veja a nota na íntegra na imagem.
No início de Julho um micro-ônibus que segundo passageiros transportava 40 pessoas, desceu a pista deixando 14 feridos. O caso mais grave foi de um homem de David Caldas que faz fisioterapia para voltar a caminhar.
Fonte:cliqueuniao.com.br
Visitas: 1623819
Usuários Online: 1