Uma tentativa de fuga foi abortada na Penitenciária Irmão Guido, na noite desse sábado (21/01). Três homens foram presos tentando cavar um túnel do lado de fora da unidade para dentro de um dos pavilhões, com o objetivo de viabilizar a fuga do detento Wagner Alexandre Almeida Aragão, segundo informações da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe).
Os presos, naturais de Pernambuco, são Cícero Francisco Cavalcante, Josimário de Lima e Wagner Alexandre Almeida Aragão Júnior, filho do detento Wagner Alexandre. Eles estavam hospedados em uma casa próxima à penitenciária. A Dipe, com informações preliminares, chegou aos suspeitos, que explicaram como planejavam executar a fuga do detento e apontaram a localização do túnel.
De acordo com o diretor de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça, tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, as informações que levaram aos suspeitos chegaram através da apuração a Força Tática do Promorar, comandada pelo capitão Silas, e destaca que a operação que culminou com as prisões faz parte do planejamento estratégico de segurança no sistema prisional.
"As prisões foram feitas graças ao trabalho preventivo que vem sendo realizado nos presídios do Estado, de maneira que, com apoio das forças de segurança pública, através da atuação conjunta com a Secretaria de Justiça, conseguimos, de forma ágil, evitar que uma fuga, provavelmente em massa, ocorresse", pontua o coronel Pitombeira.
Os três homens presos na operação encontram-se detidos na Greco. O detento Wagner Alexandre foi transferido para outra unidade prisional. A operação contou com a articulação da Força Tática da Polícia Militar do Promorar, Dipe, Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone) e agentes penitenciários da Irmão Guido.
A Secretaria de Justiça do Piauí informou que as ações de segurança que têm sido adotadas no âmbito dos presídios, através de investimentos e do trabalho em cooperação com as instituições do sistema de justiça e de segurança pública, fazem parte do plano de modernização do sistema penitenciário que vem sendo executado pelo Governo do Estado.
Fonte:180graus.com/noticias
Visitas: 1622706
Usuários Online: 1