Os piauienses foram surpreendidos com chuva intensa na madrugada desta terça-feira (31). Em Floriano, foram identificados vários pontos de alagamento. O nível da chuva chegou a 153.8 milímetros, o que despertou a atenção dos climatologistas, visto que o número é considerado alto para essa época do ano.
Outras cidades do sul do Piauí, como Oeiras e Eliseu Martins, também tiveram uma madrugada chuvosa. Para hoje e amanhã, a probabilidade de chuva em Teresina é de 80%.
O professor e climatologista Werton Costa conta que o causador das chuvas foi o calor intenso da região. "A evaporação intensa foi responsável pela formação de grandes nuvens, que vieram de Tocantins até o Sul do Piauí e devem chegar a Teresina essa semana. Podem ocorrer algumas chuvas, mas, nada que altere o BR-Ó-BRO", afirma.
Embora estivessem previstas, a quantidade e intensidade das chuvas foram surpreendentes. "Em Floriano foi um recorde, que só havia sido batido em 1973, quando houve um acumulado de mais de 170 milímetros em 24 horas. Esse nível de água é um alerta, pois apesar dessas chuvas serem esperadas, o nível foi muito alto para o início de novembro", conclui.
Segundo o site ClimaTempo, o aumento da umidade está ajudando a formar áreas de instabilidade pelo interior do Nordeste, que resultará na chegada de uma novam frente fria, que vem do Sudeste e passa pela Bahia, Maranhão e Piauí. As pancadas de chuvas podem durar alguns dias, com chance de chuva forte.
Edição: Nayara FelizardoVisitas: 1624578
Usuários Online: 1