O barraqueiro João Paulo Venâncio de Mendonça, de 33 anos, não teve muito tempo de pensar, antes de se jogar no mar com duas tampas de isopor para salvar um casal de turistas argentinos que estava se afogando na Praia do Forte, na Zona Leste de Natal. Ele passou mais de 40 minutos dentro da água, com os turistas, à espera da chegada de salva-vidas do Corpo de Bombeiros. Todos foram resgatados e passam bem.
João Paulo (ao centro) usou duas tampas de caixas de isopor para salvar o casal de turistas na Praia do Forte, em Natal (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
O caso aconteceu por volta das 15h30 desta quinta-feira (8), em Natal. Segundo João Paulo, o casal estava dentro da água, mas em um local raso, com os pés na areia, quando foi puxado por uma corrente de retorno que existe na região.
"Aqui existem arrecifes que geram essa corrente de retorno. Eles acabaram sendo puxados para próximo das pedras. As pessoas que estavam na minha barraca perceberam e avisaram, então peguei as tampas das caixas de isopor e pulei lá, pra tentar ajudar eles", conta o barraqueiro.
João Paulo não tinha forças para tirar os turistas da água, então resolveu ficar boiando com os dois até a chegada do corpo de bombeiros. Ele afirma que também tentou acalmar os argentinos, que estavam bastante cansados e já tinham até engolido água do mar.
"Perguntei de onde eles eram, há quanto tempo estavam em Natal. Enquanto isso, ficava nadando só com os pés, pra ver se a gente não era levado pro alto mar", explica.
Outros casos
Há cinco anos, João Paulo trabalha 12 horas por dia na sua barraca na Praia do Forte, em Natal, de onde tira o sustento para a família. Ele tem três filhos. Essa não foi a primeira vez em que ele precisou resgatar pessoas, que estavam se afogando, na região.
Ele também conta que geralmente leva uma prancha de surfe para a barraca, justamente para ajudar em situações como essa, porém, nesta quinta (8), tinha deixado ela em casa, no bairro das Rocas, também na Zona Leste. Por isso, precisou usar as tampas de isopor.
Apesar dos riscos de afogamento da região, o barraqueiro afirma que quase não vê salva-vidas por lá.
Após o socorro, os turistas ficaram muito agradecidos ao barraqueiro e foram levados por outras pessoas, que estavam na praia, ao hotel em que estavam hospedados, no bairro de Ponta Negra, Zona Sul da capital.
O caso foi compartilhado nas redes sociais pelos próprios bombeiros que participaram do resgate.
Fonte: G1Visitas: 1624771
Usuários Online: 1