Seja bem vindo ao nosso site Rádio Educativa Vanguarda FM Uma rádio de Verdade a serviço do povo!

Saude
EDUCAÇÃO
ESPORTE
ANINCIE AQUI
SOCIEDADE
ANUCIE SITE

Portal de Notícias

Professores estaduais paralisam atividades e aulas são suspensas

A categoria cobra reajuste de 6,81%, além dos 3,15% que já haviam sido acordados com os funcionários das escolas, mas não foi cumprido. 23/02/2018

Publicada em 23/02/18 às 19:24h - 184 visualizações Rádio Educativa Vanguarda FM

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Professores estaduais paralisam atividades e aulas são suspensas

Professores estaduais paralisam atividades e aulas são suspensas


A categoria cobra reajuste de 6,81%, além dos 3,15% que já haviam sido acordados com os funcionários das escolas, mas não foi cumprido.

23/02/2018


Aprovada em assembleia geral da categoria no começo da semana, os trabalhadores em educação do Piauí iniciaram uma greve nesta última sexta-feira (23), paralisando completamente suas atividades por tempo indeterminado, adiando assim o início do ano letivo. 

Com cerca de 950 alunos matriculados, a escola João Clímaco de Almeida, localizada no centro de Teresina, está completamente paralisada. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI) garante que a maior parte das escolas do estado estão na mesma situação.

Os servidores cobram um reajuste salarial de 6,81%, além dos 3,15% que já haviam sido acordados com os funcionários das escolas mas que não foi cumprido pelo Governo do Estado. Segundo João Correia, diretor de Comunicação do SINTE-PI, a proposta enviada aos grevistas não foi o suficiente, sendo rejeitada pela maioria dos trabalhadores.

João Correia, diretor de Comunicação do SINTE-PI. (Foto: Moura Alves/O Dia)

"A proposta não contempla toda a categoria, pois defendemos os trabalhadores em educação ativos e inativos. Foi proposto que os 3,15% acordado para janeiro deste ano fosse substituído por um auxílio alimentação. O auxílio alimentação não é salário, é uma condição de trabalho que não vai para o vencimento. Esse é nosso entendimento", explicou o diretor.

O diretor reitera que a proposta foi a mesma apresentada aos professores ativos e inativos. Ele ainda declara que o movimento busca, além de reajuste salarial e valorização dos trabalhadores, melhores condições de trabalho, e denuncia a precariedade da estrutura das escolas do estado.

"Tem escola que não tem cadeira, sem o teto, em reforma e para ser reformada. São vários problemas, dentre outros que a gente está sempre lutando. Condições de trabalho, estrutura e valorização, essa é nossa luta", afirmou João Correia.

A categoria volta a se reunir na próxima terça-feira (27) para uma nova assembleia, quando o movimento de greve será reavaliado. Até lá, o SINTE aguarda uma nova proposta do Governo, caso não aconteça, a entidade pretende deliberar manifestações e audiências públicas no Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na Assembleia (ALEPI). "Estamos nos mobilizando para que possamos ter um movimento coeso e também eu venha dar um resultado positivo o mais rápido possível nosso maior interesse é trabalhar e não fazer greve", concluiu João Correia.

Professores estaduais paralisam atividades e aulas são suspensas

Posicionamento da Seduc

A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) afirmou através de nota que o Governo do Piauí paga aos professores um valor acima do piso estipulado pelo Ministério da Educação (Mec) para 2018, e que não tem condições de oferecer um reajuste devido ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Seduc argumentou que o salário dos professores é de R$ 2.836,93, sendo acima do piso dos professores estipulado pelo Ministério da Educação para 2018, que é de R$ 2.455,35.

"A Seduc espera que a categoria entenda a impossibilidade do Governo, e reconheça o esforço que vem sendo feito para garantir o reajuste da educação. A Seduc reitera a importância de manter a rede funcionando para que os indicadores da educação continuem positivos", informa a nota.

A secretaria esclareceu que os grevistas já se reuniram com o secretário de Administração Franzé Silva e com os superintendentes da Seduc, Helder Jacobina e José Barros Sobrinho, que sugeriram que o sindicato fizesse uma consulta ao TJ e ao TCE para verificar a situação do Estado, que trabalha para se adequar aos limites prudenciais impostos pela lei.

Sobre as denúncias de precariedade das escolas, a Seduc comunicou que "as escolas da rede pública estadual passaram por melhorias no início do período letivo".

Edição: Nathalia Amaral
Por: Breno Cavalcante
Fonte: Portal o Dia



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp 86994738001
Locutores
SONS DA VANGUARDA.
PROG.PALAVRAS DE VIDA
PROG.BRASIL RACIONAL
BAZAR 13
POTI CAP
VICENTE SILVA
RAKIANA GOMES
POVINO CARDOSO
A VOZ DO BRASIL
PROSA RURAL
FCO SAMPAIO, NAYANE e RAIMUNDINHA NUNES
DANIEL CARDOSO
HORA DA AVE MARIA
REGINALDO CONCEIÇÃO
SANTA MISSA EM SUA CASA
SONS DA VANGUARDA
No Ar
Hora Certa

VIDEOS SOBRE SAÚDE
Bate Papo

Digite seu NOME:

Notícias Atualizadas
Justiça nega recurso de insanidade e mantém condenação de educador físico que matou a companheira a facadas
Hungria decide se retirar do Tribunal Penal Internacional após chegada de Netanyahu ao país
Pedreiro morre após ser eletrocutado e bater cabeça em ferro de laje no litoral de SP
Corretor de imóveis vira fisiculturista e coleciona títulos após desafio de chegar aos 40 em forma
Aluno agride colega após discussão sobre ventilador em sala de aula: 'Sangue para todo lado'
1ª Festa do Produtor Rural de Itapecerica é neste fim de semana
Taxa de inadimplência de aluguel em AL chega a 4,18% em fevereiro e marca índice acima da média nacional
Ibirapuera abre as portas da 21ª edição da SP-Arte nesta quinta
Câmeras mostram PMs agredindo e queimando estudantes com cigarro; adolescentes foram inocentados e policiais são réus por tortura
Peça sua Música

Pedir

kxtyqh

sxgtow

bsmoyj...

João Carlos Lennert

Itu sp

sultains of swing..dire straits...

aldiana

timom

Marília Mendonça ...

ronilton feliz da cruz

coronel Fabriciano

os milionários ...

Aldiana

Timom

Bruno marone...

Wellington Jefferson

União

Saga de um vaqueiro ( em minha homenagem pro mais um ano de vida)...

Estatísticas

Visitas: 1639739

Usuários Online: 1

Rádio Vanguarda Educativa FM - Rua 10 de Novembro S/N P- Centro Empresarial Maria Amélia do Rego Motta - centro - União-PI - Fone: (86) 3265-1144
Copyright (c) 2025 - Rádio Educativa Vanguarda FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD