2º VLT entra em operação a partir desta terça (28)
s usuários do Metrô de Teresina contarão, a partir da próxima terça-feira (28), com o segundo VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que começa a operar de forma definitiva. Com o funcionamento da segunda unidade, os trens antigos serão retirados de circulação, dando lugar exclusivamente aos novos veículos.
De acordo com o cronograma, a terceira unidade deve chegar até o mês de setembro, com previsão de funcionamento até o final de agosto, quando o sistema terá capacidade total para transportar até 36 mil passageiros por dia.
O secretário Guilhermano Pires falou da importância dessa nova fase. ?A partir de agora, com o funcionamento definitivo do segundo VLT, vamos aposentar os trens antigos. Dessa forma, nosso usuários contarão, exclusivamente, com os novos veículos, que vão proporcionar total conforto e segurança, a um preço justo.?, afirmou o gestor.
Na primeira etapa das obras de modernização do Metrô de Teresina, serão investidos R$ 228 milhões, sendo R$ 46,50 milhões para a fabricação dos três primeiros VLTs. Nesta fase, deve ser iniciado o processo de modernização do sistema, com a reforma de toda a linha e de quatro estações (Matinha, Ilhotas, Renascença e Itararé) e duplicação da linha existente entre as estações Matinha e Ilhotas.
?Esse é apenas o primeiro passo de um grande projeto para a modernização do Metrô de Teresina, que é a maior obra de mobilidade urbana da história do Piauí. Temos certeza que em breve estaremos no mesmo patamar das grandes capitais do país, no que se refere ao transporte metroviário?, destacou o secretário Guilhermano Pires, enfatizando que o sistema representa o futuro do transporte de massa da capital.
Já na segunda etapa do projeto, devem ser adquiridos mais três VLTs, totalizando seis veículos. Também deve ser duplicado o restante da linha férrea, reformadas mais cinco estações (Frei Serafim, Piçarra, Boa Esperança, Parque Ideal, Dirceu II) e construídas duas novas estações, uma no bairro São João e outra no Mafuá, além de uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poti e a implantação de um Centro de Controle Operacional.
Fonte: Portal Meio norte
Visitas: 1622587
Usuários Online: 1