Das 57 vagas abertas do programa Mais Médicos no Estado, 24 ainda não foram preenchidas. De acordo com dados da Secretária de Saúde do Piauí (SESAPI), a falta dos médicos se dá no sul do estado. Ao todo, 15 municípios estão com as vagas do programa em aberto.
Segundo o edital do programa, os 33 médicos que preencheram as outras vagas, devem se apresentar nos municípios escolhidos entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2019. Após a saída dos médicos cubanos, foram abertas 199 vagas em todo o Piauí.
Dília Falcão, gerente de atenção básica de saúde, conta que se as vagas não forem preenchidas a população poderá ficar sem atendimento. ?Os municípios têm autonomia para buscar suprir as necessidades básicas de saúde, todo município tem sua gerência de saúde justamente para isso. A Sesapi tem como função orientar, ajudar e dar apoio. No caso de as vagas não serem preenchidas haverá abertura de um novo edital até atender a demanda por completo?, disse.
Foto: Karina Zambrana /ASCOM/MS
Pelo novo calendário, os médicos brasileiros formados no exterior devem escolher as vagas disponíveis nos dias 23 e 24 de janeiro. Já os médicos estrangeiros formados no exterior têm entre os dias 30 a 31 de janeiro para se inscreverem.
Municípios com vagas:
Avelino Lopes(2), Baixa Grande do Ribeiro(2), Barreiras do Piauí(2), Canavieira(1), Corrente(3), Gilbués(2), Guaribas(2), Júlio Borges(2), Monte Alegre do Piauí(1), Morro Cabeça no Tempo(2), Parnaguá(1), Redenção do Gurgueia(1), Riacho Frio(1), Santa Filomena(1) e Sebastião Barros(1).
FONTE;PORTAL O DIA
Visitas: 1621686
Usuários Online: 1