Novos casos foram registrados em São José do Divino e Parnaíba, na região Norte do Piauí
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, declarou em entrevista a TV Meio Norte nesse sábado (28), que após a confirmação da primeira morte por Covid-19 no Piauí, a Sesapi vai seguir o plano de contingência elaborado em janeiro, que vem sendo atualizado conforme a necessidade técnica que incluem todos os planos preventivos e assistencial.
?Nós tivemos o primeiro óbito, que é algo extremamente lamentável, inclusive é o prefeito da cidade, que representa todo o povo de São José do Divino e a região de Piracurura e estamos articulando ações para adotar todas as medidas recomendadas para esse momento. Nós temos mais um caso confirmado, sendo assim sobe de 9 para 11 os casos confirmados de Coronavírus no Piauí, após a confirmação do prefeito Antonio Felicio e um caso em Parnaíba?, disse.
De acordo com o secretário, houve uma mudança na confirmação epidemiológica dos casos da doença no Estado, porque até agora todos os 9 casos que haviam sido confirmados foram em Teresina, mas no novo boletim extraordinário que será divulgado neste sábado fica confirmado um em São José do Divino e outro em Parnaíba, ambas cidades na região Norte do Piauí.
?Nós tínhamos até agora somente casos confirmados na capital e agora temos em três cidades do Piauí, sendo Teresina, Parnaíba, que é a segunda maior cidade em população do Estado e São José do Divino, então nós estamos dando a transparência necessária para a população e reforçamos a necessidade do isolamento domiciliar?, pontuou.
No Brasil, subiu para 3.147 os casos confirmados de coronavírus. O número de óbitos também aumentou em 19,4%, para 92. De acordo com informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, até as 17h desta sexta-feira (27), as mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Ceará (3), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (10), Goiás (1), Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (2). São Paulo continua registrando o maior número de casos e de mortes, são 68 óbitos no estado.
Desde o dia 26 de fevereiro, quando foi confirmado o primeiro caso no Brasil, o Ministério da Saúde realiza ações importantes para melhorar a capacidade de resposta do país diante da pandemia. Dentre elas, a aquisição, por meio de compra e doações de 22,9 milhões de testes que estão sendo distribuídos para diagnosticar a Covid-19. Além disso, liberou cerca de R$ 1 bilhão aos estados e municípios para fortalecimento das ações locais no combate ao coronavírus.
FONTE; M\N
Visitas: 1624421
Usuários Online: 1