Atualizada às 10h05
A terça-feira (09) , primeiro dia de aplicação da vacina da covid-19 para idosos com 90 anos ou mais, é marcada por filas nos quatro pontos de drive thru instalados em Teresina. As doses começaram a ser aplicadas por volta das 8h, cerca de uma hora antes do horário previsto inicialmente pela Fundação Municipal de Saúde.
Apesar da grande movimentação, a avaliação da FMS é que aplicação das doses acontece de forma tranquila, sem grandes dificuldades. Além dos profissionais de saúde, agentes da Strans e Guardas Municipais atuam nos locais para organizar as filas e o trânsito de veículos nas proximidades.
Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, a logística adotada, seguindo o modelo drive thru, onde o idoso recebe a vacina sem precisar sair do veículo, garante mais tranquilidade ao processo de imunização. "Esse trabalho está sendo feito de um forma muito tranquila até o momento, até para garantir que esses idosos não passem muito tempo esperando pela vacina", disse.
Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), também participou do início da aplicação das vacinas contra a Covid-19 para idosos com mais de 90 anos. Acompanhado do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o prefeito destacou a logística montada para garantir a tranquilidade na aplicação.
Doutor Pessoa ainda destacou a cobrança pelo envio de mais doses para a capital.
"A expectativa é boa, porque está chegando mais vacina. Deveria chegar mais ainda, mas a dificuldade de produção é difícil. O que está chegando em Teresina está sendo muito bem administrado pela Fundação Municipal de Saúde", disse.
A meta da Fundação Municipal de Saúde é que 2.460 idosos com mais de 90 anos sejam vacinados nesta etapa da campanha.
"A literatura de epidemiologia do mundo mostra que as pessoas maiores de 80 e 90 anos, quando adoecem, e possuem outras comorbidades, tem um percentual de óbitos muito maior do que as outras faixas etárias. Por isso que, depois dos profissionais de saúde, eles também têm prioridade", destacou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.
Foto: Gorete Santos/ TV Cidade Verde
Os idosos a partir de 90 anos começaram a receber na manhã desta terça-feira (09) as doses da vacina contra a covid-19. Em Teresina, a imunização acontece no formato drive-thru, com pontos espalhados em diferentes regiões da cidade, que funcionarão entre 8h e 17h.
Nas primeiras da manhã, filas de veículos já se formavam nos locais onde a vacina será aplicada. A meta na capital é vacinar 2.460 idosos a partir dos 90 anos.
A coordenadora da campanha de imunização em Teresina, Emanuele Dias, ressalta que para tomar a vacina os idosos precisam apresentar a documentação exigida.
"Para a vacinação é necessário que os idosos venham com documento de identificação com foto e tragam também CPF e cartão do SUS, para que a gente possa estar fazendo o registro dessas doses", ressaltou.
VEJA PONTOS DE VACINAÇÃO
Zona Norte: Universidade Estadual do Piauí - Campus Torquato Neto
Rua João Cabral, 2231 - PirajáZona Leste: Centro Universitário Uninovafapi
Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123 - UruguaiZona Sudeste: Faculdade Estácio
Av. dos Expedicionários, 790 - São JoãoZona Sul: Centro Universitário Santo Agostinho
Av. Prof. Valter Alencar, 665 - São Pedro
A Fundação Municipal de Saúde(FMS) também ressalta que os idosos acamados que possuem cadastro junto às equipes Estratégia Saúde da Família receberão sua dose em casa.
No Piauí
Nos demais municípios do Piauí, a expectativa é que a imunização dos idosos com mais de 90 anos também seja iniciada esta semana. A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) enviou as doses para as regionais de Saúde, que ficaram responsáveis por realizar a distribuição aos gestores municipais de saúde, mesmo procedimento que foi realizado em outras fases da campanha.
FONTE; CIDADEVERDE.COM
Visitas: 1624911
Usuários Online: 1