O aumento no nível dos rios piauienses acenderam um alerta, especialmente após as fortes chuvas que estão caindo no estado. Segundo o engenheiro hidrólogo Roberto Fernandes Rufino, do Serviço Geológico do Brasil, há grandes riscos de inundações, especialmente na região de Barras, por conta da cheia do Rio Marataoan.
"A gente observou nesse último final de semana um aumento muito grande dessas chuvas nessa região mais ao norte do estado do Piauí, principalmente nessa bacia de contribuição do Rio Poti. Isso fez com que ele se elevasse em mais de 6,5 metros com tendência de continuar subindo nas próximas horas", disse em entrevista à TV Cidade Verde.
"Ele está acima de nove metros, na última transmissão, em cota de alerta, há o risco, efetivamente, de ter algum problema no Poti nos próximos dias, especialmente porque a previsão de chuvas mais ao norte do estado continua intensa", completa.
"Além do Rio Poti em Teresina, teremos situação de alerta em Barras, numa região de alta precipitação prevista, se realmente acontecer, há o risco de ter inundação, por isso a importância das defesas civis já estarem preparadas para ações imediatas", concluiu.
O Rio Longá, em Esperantina, a situação é um pouco mais confortável, mas é realizado um monitoramento constante. Em relação ao Rio Parnaíba, a situação está sob controle por causa das poucas chuvas na bacia de contribuição.
(86) 99984-2824
FONTE; 180 GRAU
Visitas: 1624810
Usuários Online: 1