Mais de 100 cidades do Piauí estão sem estoque para aplicação da segunda dose da CoronaVac, vacina feita em parceria Sinovac/Butantan, de acordo com levantamento feito pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems). O levantamento ainda está sendo realizado e uma reunião com representantes do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (4), pode mudar este número.
"Esse número pode diminuir ou até aumentar, porque ainda estamos recebendo informações dos municípios. Nos próximos dias, pode variar muito. Mas nestas cidades, a aplicação de segunda dose com a CovonaVac está suspensa, porque não há estoque", disse Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Conselho.
De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a interrupção é resultado da conduta de seu antecessor no comando da pasta, Eduardo Pazuello.
"[O atraso] decorre da aplicação da segunda dose como primeira dose", afirmou. "Logo que houver entrega da CoronaVac, [o problema] será solucionado."
A falta de doses da vacina fez com que várias capitais do país parassem a vacinação. Em Teresina, segundo a Fundação Municipal de Saúde, apenas a segunda dose para pessoas acamadas está sendo aplicada. A FMS informou que há a possibilidade de chegada de novas doses do imunizante ainda nesta terça (4).
Visitas: 1624617
Usuários Online: 1